Para quem optou pelo financiamento como forma de adquirir o seu imóvel próprio, um dos primeiros passos antes de escolhê-lo é saber qual o seu potencial de compra. No momento de planejar, é importante saber quais fatores influenciam nesta conta, assim você fica mais preparado para escolher e pode analisar outras opções.
O potencial de compra é o valor liberado pela instituição financeira ao comprador para a compra do imóvel.
Em nosso blog você encontra um conteúdo esclarecendo as principais dúvidas sobre a compra de imóvel. Confira clicando aqui.
Quais fatores influenciam no cálculo do potencial de compra?
O seu potencial de compra é calculado após a análise dos seguintes dados:
- Renda mensal da família
- Valor da entrada
- FGTS
- Tempo de financiamento
- Taxa de juros
- Idade
Entenda melhor cada um:
Renda mensal da família
A renda mensal familiar pode ser composta com o valor recebido por todos os integrantes que morarão no imóvel. Isso aumenta o potencial de compra, pois o valor da prestação é calculado para não comprometer mais do que 30% da renda da família.
Ou seja, uma família com renda mensal de R$ 5.000,00 por mês, tem condições de pagar parcelas de R$ 1.500,00.
Valor da entrada
O pagamento da entrada é obrigatório para financiar imóveis na planta ou prontos. Geralmente a instituição solicita que pelo menos 20% do imóvel seja pago na entrada. Quanto maior for o valor investido, mais aumenta a possibilidade de negociação.
FGTS
Uma das formas de compor a entrada de um imóvel é utilizando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Este é um dos poucos casos em que o valor é liberado.
Tempo de financiamento
Geralmente as instituições financeiras trabalham com prazo máximo de 360 meses para o pagamento. Este fator influencia bastante no potencial de compra, pois quanto mais parcelas, menos é o valor de cada uma, o que possibilita aumentar o valor do imóvel sem ultrapassar os 30% da renda.
Taxa de juros
A taxa básica de juros é a Selic. Ela é responsável por regular o valor dos juros do financiamento imobiliário. Sua alta ou baixa impacta diretamente no potencial de compra.
Idade
O financiamento requer a contratação de alguns seguros, um deles é o MIP (Morte e Invalidez Permanente), que protege a instituição financeira e o mutuário no caso de morte ou invalidez do titular do contrato. Por isso, quanto mais jovem, menor é o valor deste seguro.
Deseja realizar a simulação do seu potencial de compra? Clique aqui e solicite agora mesmo pelo WhatsApp.