Financiamento de Imóveis: Documentos Necessários Para Financiar

A aquisição de um lugar para chamar de seu, pode ser considerada uma das maiores conquistas da vida adulta. E nos últimos anos esta realização tornou-se mais fácil com o surgimento de inúmeras formas de compra, entre elas, o financiamento. 

Por que comprar um imóvel? 

“Um imóvel não pode ser perdido, roubado ou levado por ninguém. Comprado em um bom negócio e gerido com cuidado é o investimento mais seguro do mundo”, o autor desta frase é Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos.

Os benefícios da aquisição de um imóvel são muitos, por ser um bem durável, investir em um imóvel é investir não só no seu bem-estar, mas também nas próximas gerações. 

O mercado imobiliário está em constante valorização, por isso, a médio e longo prazo você pode ter um bom retorno financeiro. 

O que é financiamento?

O financiamento de um imóvel, consiste em pegar dinheiro emprestado com uma instituição financeira para adquirir o apartamento ou casa desejada. 

Geralmente, o interessado paga uma entrada e solicita crédito referente ao  valor do imóvel para o banco.  A instituição financeira analisa a condição do cliente, o perfil do imóvel e a renda mensal e determina a liberação ou não do financiamento. Se aprovado, as parcelas variam de acordo com o tipo de financiamento imobiliário e o prazo de pagamento pode chegar a até 35 anos.

Quem pode financiar?

Existem alguns pré-requisitos gerais para estar apto a realizar a solicitação, eles são:

  • Ser maior de idade; 
  • Conseguir comprovar renda suficiente para indicar a sua capacidade de quitar as prestações; 
  • O valor da parcela não ultrapassar 30% da renda familiar do comprador; 
  • Não ter o nome incluído em órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, entre outros). 

Também é importante estar atento às exigências impostas pelo banco que pretende realizar o financiamento.

Quais os documentos necessários para o financiamento?

Cada instituição pode determinar os documentos necessários para o financiamento, os mais comuns são:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de estado civil; 
  • Documentos do cônjuge, caso seja casado. 

Durante as diferentes etapas do processo, algumas outras documentações são solicitadas, variando também dependendo do banco. 

Geralmente, nas etapas seguintes, são pedidos além dos documentos de identificação, o comprovante de residência, de renda e o extrato do FGTS. 

Para a comprovação da renda de profissionais em regime de CLT é solicitado a folha de pagamento. Os trabalhadores autônomos podem apresentar o imposto de renda. Já os informais podem realizar a comprovação de outras formas, seguindo orientações do gerente. 

Agora que você esclareceu algumas dúvidas sobre o financiamento, se estiver pensando em adquirir o seu imóvel, conte com a Arruda e Munhoz para te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *