Perguntas e respostas sobre compra de imóvel

Adquirir um imóvel é uma decisão importante e que requer atenção. No momento da compra, é normal que algumas dúvidas surjam. E para te ajudar nesta escolha tão especial, preparamos este conteúdo esclarecendo as principais dúvidas:

Qual o primeiro passo que devo tomar após decidir adquirir um imóvel?

Comprar um imóvel é um grande investimento e precisa ser bem planejado.

Em um primeiro momento contate com um corretor de imóveis de imobiliária de sua confiança, para lhe auxiliar no processo, é importante ter definido uma faixa de valor para o investimento do imóvel, caso for via financiamento bancário será analisada a sua capacidade financeira para liberação de valores.

Após a definição do valor do imóvel, faça um levantamento de suas prioridades, o que não pode faltar em seu imóvel, o que é importante ter em na sua casa, definir o tamanho do imóvel, o local ideal, entre outras características que dependem de alguns fatores, principalmente sua perspectiva em relação ao futuro familiar e profissional.

Como saber se me enquadro nos requisitos necessários para compra um imóvel através de financiamento habitacional? É possível financiar sem dar entrada?

Primeiro passo é comprovar a renda, a partir dela que o banco definirá o valor de entrada, as prestações, a taxa de juros e, prazo e também, se você poderá se beneficiar em algum programa de benefício social do governo.

A renda pode ser composta por mais de um integrante familiar e quanto maior for a renda, maior também poderá ser o valor do imóvel financiado.

O valor do financiamento é aprovado por qualquer instituição bancária e segue algumas normas gerais, como por exemplo, o valor da parcela a ser paga mensalmente não pode ultrapassar o valor máximo de 30% da renda familiar. Dessa forma, a renda mínima para financiar um imóvel e o valor dele estão relacionados.

Dicas importantes:
Confira se em seu CPF existe alguma restrição ou apontamento no seu nome.
Receba seu salário na conta bancária, isso vale para quem tem carteira assinada, como para os autônomos. O extrato de movimentação da sua conta poderá servir para comprovar a renda que teve nos últimos meses.

O imóvel não é 100% financiado, dependendo da renda, poderá ser usado o FGTS como entrada, ou parte dela, a maioria dos bancos financia 80% do valor do imóvel.
Existem várias modalidades de financiamento imobiliário, e a escolha pelo melhor vai depender do seu perfil, sua realidade financeira.
Não existe uma regra, cada cliente se encaixa melhor com um determinado financiamento imobiliário.
Não perca tempo, nós da Imobiliária Arruda & Munhoz iremos te auxiliar, para que não precise adiar o seu sonho da casa própria.

Passo a Passo pra Comprar seu Imóvel através de financiamento habitacional
1 – Faça uma simulação: Informe seus dados e descubra o valor financiável, o valor da prestação, prazo e outras condições para financiar um imóvel.

2 – Análise de crédito: Apresente a documentação para os correspondentes bancários. É nesse momento que o banco identifica as possibilidades de uso do seu FGTS e o tipo crédito que é mais adequado para você.

3 – Análise da engenharia: Depois de analisar os documentos, o agente financeiro vai até o imóvel avaliar o valor de venda e as condições de uso.

4 – Assinatura do contrato: Após a avaliação da engenharia, ocorre a assinatura do contrato na agência e é necessário efetuar os pagamentos de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis) e dar entrada no Registro de Imóveis.

Como escolher o imóvel ideal para a minha família e que esteja de acordo com a minha renda?

Para definir as suas necessidades, deve analisar seu estilo de vida e a composição de sua família e se trabalha home office.

Caso tenha filhos ou pretenda aumentar a família, pense em quantos quartos e banheiros precisará ter, se trabalha de casa veja um espaço confortável para um escritório.

Análise se a localização é um fator muito importante para você, perto do serviço ou de escolas para seus filhos, ou se tiver uma garagem a localização já não é um fator tão importante.

Outro ponto a destacar é a posição solar do imóvel, com a luz natural pode influenciar na economia de energia, na proteção da umidade e mofo e ainda na valorização do imóvel.

Necessário ter o cuidado para não confundir ou trocar os itens essenciais pelos desejáveis, como por exemplo, ter uma lareira não é essencial e sim um desejo.

Quais cuidados eu preciso ter na hora de comprar um imóvel?

Na hora da assinatura do Contrato de Promessa de Compra e Venda, não assine sem ler e ou sem compreender todas as cláusulas.

Se for um imóvel na planta, leia também o memorial descritivo do imóvel, pois é nele que devem constar todas as características definidas pelo construtor.

Solicite ao corretor de imóveis as negativas do imóvel, como matrícula atualizada do Registro de Imóveis, negativa de débitos do Município, ou condomínio e certidões dos vendedores do imóvel.

 

Qual a importância de contar com um corretor de imóveis credenciado no CRECI na negociação?

O corretor de imóveis é especialista para realizar um bom negócio, mas principalmente para que você não caia em golpes e tenha prejuízo ao adquirir um imóvel, a segurança de um bom negócio somente poderá ser feita com um corretor.

Além de resolver todos os processos, a compra se torna mais rápida, pois ele está habilitado a negociar, sabe as condições do mercado e como oferecer as melhores propostas. Com toda certeza, se o imóvel estiver de acordo com preço de mercado e se enquadrar com o que o comprador procura, ele entrará em uma negociação adequada.
O profissional somente poderá exercer a profissão se estiver credenciado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão representante da classe.

Com a correria do dia a dia os clientes não têm tempo para procurar um imóvel e organizar toda a papelada necessária, principalmente no caso do crédito imobiliário, até chegar o momento do fechamento do contrato e da entrega das chaves.

Sabemos o quanto a aquisição de um imóvel é importante na vida das pessoas, por isso levamos o seu grande sonho a sério.

Com consultoria especializada, segurança e ética, vamos encontrar o seu imóvel ideal e ajudar a concretizar a sua compra, com nosso time de corretores de imóveis.

Como utilizar o FGTS para comprar um imóvel?

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é o principal recurso dos clientes para compra de um imóvel, tanto para pagamento à vista ou para entrada do financiamento.

É possível usar o FGTS para compra de imóvel na planta, novo ou usado e seja financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

O trabalhador precisa ter pelo menos três anos de trabalho em regime CLT, com carteira assinada, não é necessário que seja na mesma empresa.

Outro fator é que o imóvel precisa ser comprado para residência, imóvel comercial não se enquadra na utilização do FGTS. Também o cliente não pode ter imóvel no mesmo município em que pretende comprar.

Quais as documentações necessárias para adquirir um imóvel?

Para aquisição de um imóvel é preciso entregar uma série de documentos, principalmente se a compra for feita por meio de financiamento habitacional.

De modo geral é necessário os seguintes documentos:
cópias de RG e CPF;
certidão de casamento ou nascimento;
cópias dos três últimos comprovantes de renda;
imposto de renda;
cópia da carteira de trabalho – se for utilizar FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Quais os gastos que terei com a documentação?
Na compra de um imóvel o cliente deverá ficar atento às despesas, com taxas de documentação, para não ter nenhuma surpresa no orçamento.

As principais despesas na compra de um imóvel são:

ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é o valor cobrado de quem adquire um imóvel. Trata-se de um imposto variável cobrado pelos Municípios que não excede 2% do custo total da propriedade. No entanto, algumas prefeituras concedem um desconto quando o negócio é feito por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Escritura – É o instrumento público confeccionado no Tabelionato que legaliza a transação de compra e venda. No caso de financiamento habitacional, o próprio contrato do banco vale como escritura de imóvel.

Registro do imóvel – Após fazer a escritura do imóvel é necessário averbar a compra no registro do Cartório de Registro de Imóveis. Trata-se de um documento emitido pelo cartório, que assegura, por lei, quem é o proprietário do imóvel.

Os valores a serem pagos não são definidos em percentuais, como é o caso do ITBI. Normalmente utilizam uma tabela onde o valor a ser pago dependerá do valor do imóvel. Vale ressaltar que quem adquire a primeira moradia pelo SFH tem um desconto.

Laudo de avaliação do imóvel quando for financiamento bancário – É uma taxa cobrada pela instituição financeira, para a realização da vistoria do imóvel antes da liberação do crédito.

Quando o imóvel for quitado, como devo proceder?

No caso de financiamento habitacional após a quitação da dívida, o banco emite um termo de quitação do imóvel. Com este documento, você deverá levar ao Cartório de Registro de Imóveis para averbação a baixa da alienação fiduciária na matrícula do imóvel para liberação do imóvel.

Lembrando que você terá o custo do reconhecimento de firma da assinatura do representante da instituição financeira em cartório e também da averbação da quitação, o valor a ser pago vai depender do valor da garantia.

Desta forma o imóvel não estará mais ligado à instituição financeira e você passa a ser oficialmente o proprietário do imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *