Nunca morei em condomínio e agora?

Antes de optar por um imóvel dentro de um condomínio, é preciso conhecer como é a rotina de vida nesse tipo de espaço.

A escolha por morar em condomínio vem atrelada a muitas necessidades como segurança, qualidade de vida, e aproximação com outras pessoas, mas existem muitos desafios para que viver em comunidade seja uma experiência leve. Escolher um condomínio para viver, seja ele de casas ou apartamentos, oferece muitas benesses, mas ainda assim, inúmeras responsabilidades. Regras, vizinhos, assembleias, obrigações… Então, antes de optar por um imóvel dentro de um condomínio, é preciso conhecer como é a rotina de vida nesse tipo de espaço.

Tem deveres…

É preciso estar a par das regras que o condomínio determina. As mais comuns são: horário de uso de áreas comuns, reserva de salão de festas, horário de silêncio, recolhimento do lixo, horários de reforma, uso de espaços comuns, etc… Além do respeito às leis é preciso saber quais são seus deveres como condômino, sendo alguns deles: Não fazer reformas e outras obras em sua unidade habitacional que comprometam a segurança da construção ou que alterem a fachada; obedecer à lei do silêncio; contribuir com a limpeza dos espaços e não jogar lixo nas áreas do prédio, são exemplos de deveres dos moradores.

E tem direitos

Mas quais são os direitos do condômino e quais as vantagens de escolher viver em um condomínio? Os direitos dos moradores são: Usufruir do espaço comum e da sua unidade habitacional, desde que não infrinja o regulamento interno e a legislação; votar nas assembleias, participar das decisões e se candidatar aos cargos administrativos, desde que não seja inadimplente com a taxa condominial; ter acesso à prestação de contas do ano anterior sempre que achar necessário; ter voto válido nas decisões de obras e reformas nos prédios e condomínios, que devem ser expostas e explicadas em assembleias;

Dentre os benefícios, destaque para a segurança.

Inúmeros são os benefícios de optar por morar em condomínio, o fator segurança é um deles. Grande parte dos condomínios oferece portaria 24 horas, cercas elétricas, monitoramento por câmeras de segurança e ronda interna. Outras vantagens são a infraestrutura, esses lugares normalmente proporcionam ao morador ambientes como salões de festa, playground, piscina, churrasqueira e muitas vezes academia. E um dos benefícios mais ricos é a interação com os vizinhos e o senso de comunidade, com as rotinas corridas, mal sobra tempo para socializar e conviver com outras pessoas, mas morar em um residencial permite ter essa vivência, que é tão importante para as convivências.

Aqui na Arruda e Munhoz, você consegue escolher os condomínios que podem agradar a você e atender as necessidades da sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *