Todos de azul: todos por mais cuidado e prevenção

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Segundo a estimativa mundial, o câncer de próstata é o segundo mais frequente. Dados de 2018 estimaram 1280 mil casos novos, no mundo, o que equivale a 7,1% de todos os valores de cânceres. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Os fatores de risco do câncer de próstata incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientes e dietas ricas em gorduras com escassez de frutas, verduras e legumes, sedentarismo e excesso de peso

Novembro é o mês da prevenção do câncer de próstata. A campanha anual é focada na prevenção, em desmistificar e acabar com estigmas. 

Não se sabem as causas, mas existem maneiras de prevenir e evitar o desenvolvimento da doença. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, ajudam a diminuir o risco de câncer. Tudo isso aliado a atividades físicas frequentes. 

O câncer de próstata pode ser diagnosticado através de exame físico (toque retal e laboratorial (dosagem PSA). Caso seja constatado aumento da glândula ou PSA alterado, é necessário a realização de uma biópsia para averiguar a existência de um tumor, e se ele é maligno.

Cuide-se: se você ou um familiar faz parte do grupo de risco, consulte um médico periodicamente ou estimule quem você conhece a fazê-lo! A prevenção quebra estigmas e salva vidas.

A Arruda & Munhoz está toda de azul, todos por mais cuidado e prevenção. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *